Você tem ideia de como seria uma sociedade sem famílias? Dentre tantas coisas que aconteceriam destaco três grandes problemas. 1) Solidão, os indivíduos se sentiriam desconectados e sem propósito. 2) Sofrimento emocional, todos sentiriam a dor de não ter um lugar para voltar com pessoas a sua espera. E, por fim, 3) Ausência de valores como respeito, cooperação, submissão e solidariedade fundamentais para o convívio social.
A família, instituída por Deus, tem um propósito essencial. Deus declarou: “Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea” (Gn 2.18). A família é a instituição do amor, apoio, aprendizado, crescimento, provisão, companheirismo e forças para enfrentar as dificuldades da vida.
Caso você não tenha experimentado isso, o erro não está na instituição família, mas nos membros da sua família que não viveram à altura das exigências de Deus. Mas, você pode fazer diferente agora mesmo e abrir um espaço na sua casa, em que tanto as alegrias quanto os momentos de crise serão compartilhados. No apoio familiar, muitas vezes, encontramos esperança para seguir em frente.
Invoque a presença de Deus para assumir o controle da sua família. Com Deus ela se tornará harmônica, mesmo em meio a dificuldades e tribulações. Lembre-se, a família tem um propósito sublime: ela é o alicerce para o desenvolvimento físico, emocional e espiritual dos indivíduos. Como a sua família tem sido um apoio para você? E como você pode contribuir para sua família ficar nas mãos de Deus?