A ausência de famílias sólidas tem sido uma das maiores causas dos problemas que a sociedade enfrenta. Veja as dores que essa falta provoca: criminalidade crescente, aumento da gravidez precoce, uso desenfreado de drogas, abandono emocional e, principalmente, a busca por algo que nem sequer se sabe o que é.
Famílias desorganizadas, em regra geral, produzem indivíduos que buscam afeto em lugares errados, em companhias destrutivas e em práticas que só aprofundam o buraco no qual estão. Muitas são as meninas que se entregam a relacionamentos destrutivos, com vistas a preencher o vazio que a ausência de uma família saudável deixou. Muitos são os jovens, que na falta de um modelo de paternidade e maternidade, buscam afirmação em lugares perigosos, como no crime e na dependência química.
Olhe para um outro grupo, o viúvo e o divorciado, que cientes do abismo emocional que enfrentam, acabam aceitando qualquer companhia para suprir a dor da solidão, sem perceber que precisam de uma verdadeira família para suportar suas dificuldades. Nesta esteira, temos uma jovem cristã que aceita um relacionamento em jugo desigual, por medo de ficar sozinha. Se ela tivesse uma base familiar forte, ela conseguiria ser mais firme em suas decisões. Muitos jovens tomam decisões erradas na sua vida com a força das pressões externas.
Aqueles que perderam seus laços biológicos de família tendem a se sentir órfãos no mundo, mas não precisam se sentir assim com a Igreja. A Igreja é uma família, um lugar onde há apoio emocional, espiritual e afetivo. A igreja não é só um lugar para se reunir, mas uma família para pertencer.
Conectar nossa família à Igreja é, portanto, um ato de amor, de fé e de compromisso com o plano de Deus. A Igreja não é só um lugar de cultos, é um lugar também em que se encontra apoio e força para enfrentar os desafios que a vida impõe. Conectar sua família com a Igreja é, na prática, garantir que ela tenha os alicerces necessários para superar as dificuldades da vida e permanecer firme no propósito de Deus.
Soli Deo Gloria
Welton Cardozo