TEXTO: Salmo 34.8 – A BONDADE DE DEUS É PARA VOCÊ…

Em um mundo marcado por tragédias, dúvidas e decepções, muitos se perguntam: “Deus é mesmo bom?”. O salmista não responde com argumentos teológicos ou filosofias abstratas, mas com um convite simples e ousado: “Oh! Provai e vede que o Senhor é bom”. Ele não chama você para debater, mas para experimentar. A fé verdadeira não se alimenta apenas de palavras, mas de provas vividas. E é sobre isso que vamos refletir.

Como você pode provar, ver e confiar na bondade de Deus nos detalhes da sua vida?

1) EXPERIÊNCIA.

O salmista aponta o caminho ao dizer: “Oh! Provai…”. É um convite para experimentar a bondade de Deus por si mesmo. O convite é um incentivo a ter uma experiência pessoal com Deus e descobrir o quão bom Ele é. O salmista, ao usar a expressão “Oh!”, expressa um sentimento de admiração pela misericórdia de Deus, e incentiva a todos a provar. O convite para provar as coisas boas que Deus fez significa ter uma experiência pessoal e direta com Ele em sua própria vida.

O Salmo 34.8 não apenas chama as pessoas a acreditar na bondade de Deus, mas dá um passo além e chama as pessoas a experimentarem por si mesmas essa bondade, reconhecendo assim a existência de Deus e o seu poder em suas vidas.

PERGUNTA: Qual foi a experiência mais significativa com a bondade Deus, que você já teve e como ela influenciou a sua vida?

2) OBSERVAÇÃO.

A expressão “…e vede que o SENHOR é bom…” indica que devemos prestar atenção e reconhecer os atos bondosos de Deus ao nosso redor. O salmista incentiva as pessoas a verem com os seus próprios olhos as maravilhas de Deus. O convite para “ver” a bondade de Deus sugere que devemos ser sensíveis à ação de Deus em nossa vida e prestar atenção em como Ele cuida de nós. A observação da bondade de Deus também pode incluir as narrativas milagrosas nas Escrituras, que apresentam claramente a bondade de Deus no relacionamento com o seu povo, tanto no Antigo como no Novo Testamento.

Essa observação pode envolver tanto uma bênção interior bem como acontecimentos externos. Uma maneira de observar a bondade de Deus é prestar atenção nas bênçãos que recebemos diariamente, como a saúde física, família, amigos, casa, trabalho e outras coisas que nos trazem alegria e felicidade.

Cada uma dessas coisas demonstra a bondade de Deus. Outra forma de observar a bondade de Deus é prestar atenção na natureza. A beleza das paisagens, o sol que aquece, a chuva que refresca, as flores que desabrocham, a terra que produz frutos, tudo isso é manifestação da bondade de Deus em criar e sustentar a vida em nosso planeta.

Também podemos observar as coisas boas de Deus nos nossos momentos difíceis, quando Ele nos ajuda a superar os medos, incertezas, enfermidades e adversidades. Em momentos de crise, a bondade de Deus se manifesta através do apoio, ajuda e consolo que recebemos dos amigos, familiares e irmãos na fé, bem como pela força e sabedoria que nos são concedidos por meio da nossa comunhão com Ele.

A observação da bondade de Deus é um convite para reconhecermos que Ele é o autor de todas as coisas boas em nossas vidas. Com essa visão somos chamados a expressar gratidão e louvor a Deus por Sua benevolência e fidelidade. Quando reconhecemos esses presentes, nossa fé é fortalecida e nossa comunhão com Deus se torna mais profunda e significativa.

PERGUNTA: Em quais coisas você mais observa a bondade de Deus ao seu redor?

3) CONFIANÇA.

O salmista encerra o versículo declarando: “…bem-aventurado o homem que nele se refugia”. Além da EXPERIÊNCIA e OBSERVAÇÃO, o salmista nos lembra que CONFIAR em Deus é encontrar refúgio. A expressão “bem-aventurado o homem que nele se refugia”, se refere ao ato de confiar em Deus e encontrar segurança em Sua proteção.

Refugiar-se em Deus significa buscar a Sua presença e, ao mesmo tempo, encontrar proteção, orientação e força em tempos de dificuldades. Ao se refugiar em Deus, você pode experimentar uma paz profunda e uma sensação de segurança em meio as circunstâncias difíceis. Refugiar-se em Deus não significa que não teremos problemas, mas que poderemos enfrentá-los com a confiança de que Ele está conosco e cuidando de nós.

PERGUNTA: A expressão “refugiar-se em Deus” traz paz para você em meio às adversidades da vida?

Conclusão

ENFIM, como você pode provar a bondade de Deus? A resposta é E.O.C: Experiência, Observação e Confiança. Quem prova, vê. Quem vê, confia. E quem confia, descansa na certeza de que a bondade de Deus não falha jamais. A bondade de Deus não é teoria, é refúgio real para quem ousa experimentar, observar e confiar de todo o coração. Assim é possível encontrar bondade, segurança, paz, proteção e a alegria e paz que somente DEUS pode nos dar. Soli Deo Gloria – Welton Cardozo

Deixe um comentário