
Davi escreveu este salmo retratando a perseguição que estava sofrendo do rei Saul. Saul tinha olheiros por todo o Israel para denunciar onde Davi se encontrava. Pois bem, Doegue denunciou a Saul que Davi estava na casa de Abimeleque. Ainda assim, Davi conseguiu escapar. Veja: ainda que a situação de Davi, aparentemente, mais se assemelhasse ao tronco seco de uma árvore arrancada do chão, ele se compara, na confiança da chegada da prosperidade, a uma árvore vigorosa como a oliveira.
Vamos olhar hoje para a oliveira. Quais são as marcas dessa árvore que retratam tão bem a vida de um cristão?
1) PROFUNDIDADE
Uma característica maravilhosa da oliveira é que ela demora a apresentar os primeiros brotos. Isso ocorre porque, primeiro, ela cresce para baixo, fincando suas raízes na rocha e buscando águas profundas. As raízes de uma oliveira podem chegar a até 6 metros de profundidade.
Assim deve ser cada um de nós: devemos primeiro crescer para baixo, ou seja, fincar nossas raízes nos fundamentos do evangelho e em Cristo, antes mesmo de brotarmos para o exterior.
O salmista Davi chama a atenção para o contraste entre ele e seus inimigos. Os inimigos poderiam prosperar por algum tempo, expandir seus ramos ainda mais e sobressair-se com uma estrutura gigantesca, mas, subitamente, estariam secos, pois não lançaram suas raízes na profundeza da benevolência divina. Davi, porém, tinha consciência de que provinha dessa fonte sempre renovada e sempre suprida de seiva e vigor.
Árvores que brotam muito rápido tendem a cair rapidamente! Árvores de raízes profundas resistem bravamente aos dias de tempestades e adversidade. Seja como a oliveira na casa de Deus: tenha raízes profundas em Jesus, e você resistirá no dia da tempestade.
Quais são as marcas de uma oliveira que podem retratar muito bem a vida do cristão?
2) PERMANÊNCIA (INDESTRUTIBILIDADE)
V.8 – “Quanto a mim, porém…” – ainda que Davi estivesse sendo perseguido e caçado por um homem poderoso, ele declara – “sou como a oliveira verdejante”. Davi não foi arrancado nem destruído, porque ele é como a oliveira, que, mesmo durante a seca, continua viva e crescendo.
CURIOSIDADE
Diz-se que é impossível matar uma oliveira, visto que, mesmo que se corte o tronco ou que se queime a árvore por completo, novos brotos surgem do solo. Por esse motivo, a oliveira é popularmente chamada de “árvore imortal”. Já se sabe que uma oliveira pode viver mais de 2.000 anos! (Estudiosos acreditam que há oliveiras no Jardim do Getsêmani que testemunharam a presença de Jesus).
Davi declara (V.8) “…confio na misericórdia de Deus para todo o sempre”. Essa indestrutibilidade é calcada na misericórdia de Deus. A misericórdia perpétua e eterna de Deus é a base da confiança de Davi.
Edifique a sua vida sobre a rocha da misericórdia! Faça da misericórdia a fortaleza em que você vai se abrigar! Assim como a oliveira, o cristão é uma “árvore imortal”. A longevidade da fé é uma marca daquele que crê. A profundidade das raízes em Cristo alimenta a nossa existência para sempre.
Quais são as marcas de uma oliveira que podem retratar muito bem a vida do cristão?
3) VITALIDADE
V.8 “…sou como a oliveira verdejante…”. A expressão “verdejante” não tem relação necessariamente com a cor da oliveira. As folhas da figueira não têm um verde brilhante e vivo, mas escuro, maçante ou amarelado. Portanto, a palavra hebraica[1] traduzida por ‘verde’, não tem a finalidade de descrever a cor, mas destacar uma outra característica que é, o viço da juventude, o vigor, a vitalidade e o forte florescimento da oliveira. Em outras palavras: “Sou como uma oliveira exuberante e vigorosa”.
O que significa ter vitalidade espiritual? Significa ter uma vida vigorosa, cheia de energia e ânimo para viver para Deus. É alguém tomado pela alegria do Senhor. É alguém que faz a obra de Deus com entusiasmo, que vai aos cultos cheio de fé, que participa das programações da igreja, que exerce um ministério, que trabalha na vida usando seus dons, talentos e habilidades.
VITALIDADE É O QUE O APÓSTOLO PAULO DISSE: “Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas” – (II Coríntios 4:16-18)
VITALIDADE VEM DA NOSSA RELAÇÃO COM A CASA DE DEUS. Salmos 92:13-15 – “Plantados na Casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor, para anunciar que o Senhor é reto. Ele é a minha rocha, e nele não há injustiça”.
Quais são as marcas de uma oliveira que podem retratar muito bem a vida do cristão?
4) FRUTÍFERA
V.8 “…sou como a oliveira verdejante…”. Diz-se que, em média, uma única oliveira pode produzir até 75 litros de azeite, e quando ela começa a dar seus frutos, não para mais.
O salmista Davi se percebe diferentemente dos seus inimigos. Ele seguiria frutificando enquanto os seus inimigos murchariam como galhos podados de uma árvore qualquer. Davi era como uma oliveira verdejante e frutífera, que do caroço extrai o óleo e, durante a seca, continua viva e crescendo. Isso fala de um estado futuro alegre, glorioso, duradouro, proveitoso e agradável.
A oliveira, com o passar dos anos, diminui sua capacidade frutífera. É nesse momento que o agricultor começa a podá-la para que esta venha a produzir mais frutos.
Talvez suas dores, problemas e dificuldades seja Deus te podando para que você produza mais frutos ainda para o Senhor Jesus! Jesus disse: “Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda” – (João 15:2).
“NA CASA DE DEUS”
Davi falou sobre a oliveira e ao olharmos para ela percebemos as marcas: PROFUNDIDADE, PERMANÊNCIA/INDESTRUTIBILIDADE, VITALIDADE E FRUTIFICAÇÃO.
Davi não para por aí e acrescenta o lugar, a geografia, o território em que essa OLIVEIRA estaria plantada, a saber “NA CASA DE DEUS” – Por que o salmista acrescenta (V.8) a frase “na Casa de Deus”? Eu acredito que Davi queria dizer que…
Ele encontrava em Deus e no seu favor, de quem era “A CASA”, toda a sua força, produtividade, segurança e bênçãos. Ele como filho de Deus, se alegrava em participar da família de Deus como um filho que faz parte da “CASA”. Ele se percebe bem plantado no lugar certo como herdeiro das promessas de Deus. Davi em meio a perseguição se concentra na certeza de que é membro da família de Deus e não podia ser expulso da Casa de Deus. O seu lugar era ao lado do seu Deus, apesar de todas as maquinações do Inimigo.
Querido(a), grave esta valiosa lição em seu coração, de que “A CASA DE DEUS” deve ser considerada o grande objetivo da sua existência. Encontre o seu lugar junto aos adoradores de Deus, na assembleia instituída que é a igreja.
Estar NA CASA DE DEUS com a sua igreja é um auxílio indispensável à fé. É no ajuntamento que encontramos a exposição da Palavra e a ministração dos sacramentos. O Senhor Jesus, que é o único Deus, e que designou que fôssemos unidos nele, nos educa na esperança da vida eterna e na celebração do seu santo nome. Aprenda com Davi a preferir um lugar na casa de Deus a todas as fúteis vaidades deste mundo ilusório.
CONCLUSÃO
V.9 – “Dar-te-ei graças para sempre, porque assim o fizeste; na presença dos teus fiéis, esperarei no teu nome, porque é bom”.
GRATIDÃO. V.9 – “Dar-te-ei graças para sempre…” – Davi declara que a sua gratidão será como a misericórdia de Deus, ou seja, para sempre. Se a misericórdia o envolverá para sempre, então a sua resposta de gratidão será para sempre. “Como é a tua misericórdia, assim será a minha gratidão”.
CONGREGAÇÃO. V.9 – “…na presença dos teus fiéis, esperarei no teu nome, porque é bom”.
Davi não ficará na solidão, separado, desigrejado, distante dos demais. Ele esperará no único Nome poderoso que é o nome do nosso Deus. Não sozinho, mas com os fiéis, na Casa de Deus.
À luz dessa linguagem, Davi aparentemente não podia conceber felicidade mais sublime, em sua condição, do que ser admitido entre os adoradores de Deus e envolver-se nos exercícios da devoção. Essa era uma característica marcante de seu espírito adorador.
Preste atenção: “esperarei no teu nome”. Você está disposto a esperar quanto tempo? Vamos esperar juntos a intervenção de Deus.
BONDADE. V.9 – “…na presença dos teus fiéis, esperarei no teu nome, porque é bom”. Só devemos esperar no nome de Deus, porque Deus é bom. Se Deus não fosse bom, eu não esperaria.
Vamos esperar juntos o milagre, a vitória, a bênção, a solução de Deus.
Soli Deo Gloria Welton Cardozo
[1] Em nossas versões lemos também, “qual uma oliveira verde [verdejante]”, porém seria mais correto traduzir assim: Sou qual uma oliveira exuberante ou vigorosa”. A palavra original, p in raanan, não faz referência à cor da árvore, mas à sua condição fresca, vigorosa e florescente. Os turistas, quando contemplam essa árvore, experimentam uma sensação de desapontamento por não vê-la de posse de um verdor vívido que esperavam ver.