ME DÊ ÂNIMO! – TEXTO: João 16:33

– “Por favor, me dê ânimo!”. Esse pedido é visto no rosto caído, nos ombros encurvados, nos olhos fundos, na voz fraca e no andar arrastado de muitas pessoas.

– “Me dê ânimo!”. É o grito do jovem que adentrou a caverna da desistência. É o clamor do homem que anda sob a sombra gelada da falta de oportunidade. É a dor da mulher que não consegue escrever uma história sem que seja com a tinta escura da decepção.

“Me dê ânimo!”. O que tem gerado desânimo em você? O que tem roubado o seu ânimo de viver? São as situações contrárias que romperam suas defesas e ameaçam te consumir na dor e sofrimento? As suas finanças vão mal? Sua esposa pediu o divórcio? Você fez uma entrevista de emprego e não foi aprovado? Inimigos se levantaram contra você? A depressão colocou as garras frias sobre os seus ombros? O que tem picado você como uma serpente da desesperança? Enfim, por que você está desanimado???

A minha palavra é para você que tem pouca esperança ao dobrar a esquina. É para você que se familiarizou com os sonhos desfeitos. É para você que tem na cabeça as palavras: desapontamento, desilusão, sofrimento, desespero. ENFIM, é para você que está desanimado e precisa de um tônico energizante, um poder do céu!

          Com essa mensagem tenho um alvo em mente: lhe dar ânimo, em Cristo Jesus!

Me dê ânimo

A palavra grega para “ânimo” é “Tarséo” e significa coragem. Pode muito bem ser traduzida como “seja corajoso” ou também “não tenha medo!”.

O Senhor pode te reerguer do pó e Ele o fará por meio da sua graça. Não há calabouço tão fundo que Ele não possa alcançar. Não há noite tão sombria que a sua luz não possa dissipar. Não há história tão negativa que Ele não possa transformar.

COMO ALCANÇAR O SEU ÂNIMO?

Eu escolhi algumas passagens em que Jesus utilizou essa magnífica declaração: “Tem bom ânimo!”

1) TENHA BOM ÂNIMO EXISTE PERDÃO PARA OS SEUS PECADOS. Mateus 9:2 – “E eis que lhe trouxeram um paralítico deitado num leito. Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Tem bom ânimo, filho; estão perdoados os teus pecados.

A postura deste paralítico reflete a vida do desanimado: deitado num leito. O ruim é que esse leito não simboliza nada de bom. Esse é o leito do paralisado, do desistente, do angustiado. Esse paralítico ao que tudo indica experimentava no corpo o efeito do seu pecado. A paralisia deste homem, não era de nascença, mas o resultado do seu pecado. O pecado acarreta enfermidades no corpo, e, gera desânimo.

O rei Davi depois do seu pecado de adultério disse: “Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia” – Salmos 32:3. Ele também disse: “Não há parte sã na minha carne, por causa da tua indignação; não há saúde nos meus ossos, por causa do meu pecado. Pois já se elevam acima de minha cabeça as minhas iniquidades; como fardos pesados, excedem as minhas forças. Tornam-se infectas e purulentas as minhas chagas, por causa da minha loucura” – Salmos 38:3-5

Não tenho dúvida de que o desânimo de muitas pessoas tem a sua porta de entrada no pecado. O pecado drena a nossa força. O pecado chupa a nossa energia como um menino chupa uma laranja. O pecado consome a nossa vida na tristeza e melancolia. O pecado seria como você tentar encher uma caixa d’água com muitos furos. Nunca enche. Você não se encherá da alegria do Senhor, enquanto não fechar esses furos do pecado.

O pecado não é só o que você faz de errado, mas o que você deixa de fazer certo (Como ir aos cultos, participar da ceia, se envolver com as causas de Cristo nas casas e etc). A boa notícia é que você pode, em nome de Jesus, ser perdoado do seu pecado. Não importa o tamanho dele, o Senhor Jesus remove montanhas para o mar do esquecimento.

Você só precisa confessar o seu pecado como o rei Davi: “Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniquidade do meu pecado” – Salmos 32:5.

Antes da cura vem o perdão de pecados. Antes da vitória vem a libertação do pecado. Antes do ânimo celestial vem a confissão de pecados. “Ele é quem perdoa todas as tuas iniquidades; quem sara todas as tuas enfermidades” – (Sl 103.3). Confesse os seus pecados a Jesus Cristo, o Advogado Fiel e ouça: Tem bom ânimo, filho; estão perdoados os teus pecados.

2) TENHA BOM ÂNIMO EXERÇA A SUA FÉ. Mateus 9:20-22 – “E eis que uma mulher, que durante doze anos vinha padecendo de uma hemorragia, veio por trás dele e lhe tocou na orla da veste; porque dizia consigo mesma: Se eu apenas lhe tocar a veste, ficarei curada. E Jesus, voltando-se e vendo-a, disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou. E, desde aquele instante, a mulher ficou sã”.

A enfermidade desta mulher ilustra bem o estado do desanimado: “pouco sangue”. Essa mulher perdia sangue literalmente, o desanimado perde figuradamente. Mas, o resultado é o mesmo: perda de energia e força.

A razão de muita gente estar sem ânimo é porque aceita o estado atual de coisas com normalidade. Não aceite. Exerça a sua fé. Não deixe a situação diminuir a sua fé, mas com a sua fé mude a situação.

A mulher hemorrágica com 12 anos de sangramento, era obviamente uma pessoa fraca, desanimada e sem energia. Mas, tudo mudou, no dia que ela exerceu a sua fé para tocar na orla de Jesus. A fé lhe deu condições de enfrentar a multidão e tocar em Jesus. A fé nos garante a vitória.

Fé não é só acreditar que algo pode acontecer, fé é acreditar que acontecerá. A mulher hemorrágica dizia consigo mesma: “Se eu apenas lhe tocar a veste, ficarei curada”. Ela exerceu a confissão fervorosa. A renovação do seu ânimo passa pela fé. O segredo da vitória é a fé. A fé é o que fez heróis da “fraqueza tirarem força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros” – (Hebreus 11:34). A fé nos torna vitoriosos na guerra contra o desânimo.       Pela fé você ouvirá: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou.

3) TENHA BOM ÂNIMO JESUS SEMPRE ESTÁ PRESENTE. Mateus 14:25-27 – “Na quarta vigília da noite, foi Jesus ter com eles, andando por sobre o mar. E os discípulos, ao verem-no andando sobre as águas, ficaram aterrados e exclamaram: É um fantasma! E, tomados de medo, gritaram. Mas Jesus imediatamente lhes disse: Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais!”.

A reação dos discípulos é comparável com a reação do desanimado: medo. O medo desanima as pessoas. O medo aprisiona as pessoas nas correntes do desânimo. O medo é o resultado do péssimo uso da imaginação. Os discípulos ao ver Jesus andando sobre o mar imaginaram que era um fantasma. Resultado: medo.

Neste ponto chegamos ao topo desta mensagem, porque chegamos à Presença de Jesus. O que removeu o desânimo, o medo, a ansiedade, o pavor, o terror dos olhos dos discípulos foi o próprio Jesus. Não foi um anjo, não foi um elemento, não foi um recurso da natureza, mas o próprio Deus encarnado em Jesus. Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais!.

Muita gente se sente desanimada, porque pensa que está sozinha. Pensa que por não ter pai, mãe, irmãos está sozinha. Você não está sozinho. Deus está com você. Jesus vai ao encontro dos discípulos na noite escura da tempestade. Jesus faz um caminho sobre o mar para não nos deixar sozinhos. Jesus tem um caminho na escuridão da sua vida. Jesus é o único que pode ser tudo para nós.

Jesus é a sombra nos dias de calor. É a brisa suave nos momentos quentes. É o refúgio nas horas da tempestade. É a fina flor no meio do deserto. Jesus é a corda de salvamento quando o abismo abre a sua boca. É o Sol da Justiça que afugenta a injustiça da noite. É o companheiro fiel quando todos os amigos vão embora.

Ele é a Torre Forte que nos abriga quando os exércitos malignos nos cercam. Jesus é o ânimo da nossa vida! Ele é o nosso chão quando as tempestades querem nos engolir. A presença de Jesus certamente dá ao crente a coragem de viver e vencer.

Você não está sozinho! Jesus é com você e por você. Ouça com atenção às suas palavras: Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais!.

4) TENHA BOM ÂNIMO SEGUIMOS NOS PASSOS DO VENCEDOR. João 16:33 – “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”. Jesus disse essas palavras no cenáculo quando partilhava sua Última Ceia com seus discípulos. Ele sabia que sua hora havia chegado e que logo sofreria pelos pecados do mundo. Ao antever o tempo preparou os seus discípulos para os desafios que viriam.

Tende bom ânimo – Essa declaração é um imperativo divino. Jesus Cristo não está nos recomendando fazer algo para ter ânimo, Ele nos manda ter bom ânimo. Não importa os problemas que virão, não deixe o seu coração ficar perturbado, se encha de bom ânimo.

Essa não foi a primeira vez que Jesus falou sobre ter bom ânimo. Já vimos essa ordem em outras narrativas dos Evangelhos (Mt 9.22; Mc 6.50), parece que essa era uma das declarações favoritas do Salvador. Mas dessa vez, a declaração veio com o seu próprio exemplo. Jesus nos deu uma excepcional razão para nos encher de ânimo. Disse ele: “No mundo, passais por aflições” para então continuar: “mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (Jo 16.33).

Tem gente que anda em derrota, em desânimo, porque só olha para quem deu errado na vida. Só para exemplos fracassados. Jesus nos chama a olhar para Ele, Ele é o vencedor. Nele seremos entusiasmados a vencer também! Se Cristo venceu o mundo, então somos vencedores na vitória Dele.

Se ele foi maior que as aflições, nós também podemos ser. Podemos perseverar em meio à perseguição. Podemos viver por Cristo e por seu reino. Podemos resistir à tentação do mundo. Podemos encontrar uma solução para qualquer problema! O cristão tem uma boa razão para ter bom ânimo: Cristo venceu o mundo.

CONCLUSÃO

Eu quero concluir essa mensagem, chamando você para experimentar essa injeção de bom ânimo da parte de Deus. Nós podemos experimentar esse poder de bom ânimo através da oração.

          Faça essa pequena oração para cada tópico:

1) TENHA BOM ÂNIMO EXISTE PERDÃO PARA OS SEUS PECADOS

Oração: Senhor, obrigado porque em Cristo há perdão completo. Enche meu coração com a alegria de quem foi perdoado.

2) TENHA BOM ÂNIMO EXERÇA A SUA FÉ

Oração: Deus, aumenta minha fé para que eu não viva pelo que vejo, mas pelo que creio na Tua Palavra.

3) TENHA BOM ÂNIMO JESUS SEMPRE ESTÁ PRESENTE

Oração: Senhor Jesus, mesmo quando não Te vejo, ajuda-me a sentir Tua presença sustentando minha vida.

4) TENHA BOM ÂNIMO SEGUIMOS NOS PASSOS DO VENCEDOR

Oração: Pai, fortalece-me para seguir os passos de Cristo, o Vencedor que me conduz em triunfo.

      Vamos orar juntos, em nome de Jesus, e receber ânimo, coragem, disposição da parte Dele.

Soli Deo Gloria

Welton Cardozo

Deixe um comentário