Em 1977, a NASA lançou ao espaço a pequena sonda chamadas Voyager 1 Com a missão de estudar Júpiter e Saturno. A sonda fora da influência direta do Sol, voltou sua câmera para trás e tirou uma foto da Terra. Na imagem, o nosso planeta aparecia como um pálido ponto azul — quase invisível — perdido na vastidão escura do universo.
Carl Sagan, um dos cientistas envolvidos no projeto, refletiu sobre essa imagem no seu livro Pálido ponto azul: Uma visão do futuro da humanidade no espaço (1994), e escreveu:
“Olhe novamente para aquele ponto. É aqui. É o nosso lar. Somos nós. Nele, todos que você ama, todos que você conhece, todos sobre quem você já ouviu falar, cada ser humano que já existiu, viveu sua vida. […] Nosso planeta é um pequeno ponto solitário na grande escuridão cósmica que nos envolve.”
Em outra parte, ele conclui:
“Todos os reis e imperadores, todas as religiões e ideologias, todos os amantes e sonhadores, toda a história da humanidade viveu nesse minúsculo ponto suspenso num raio de sol.”
Quando você contempla essa imensidão: estrelas incontáveis, galáxias inalcançáveis, planetas tão distantes que uma fotografia só pode capturá-los como um ponto, surge a pergunta inevitável: quem é o Deus que criou tudo isso? E mais: o que esse Deus pensa de mim, um ser tão pequeno nesse “pálido ponto azul”?

O profeta Isaías responde. Neste capítulo 40, o profeta não apenas descreve o universo, Ele revela o Autor. Ele não apenas admira a criação, Ele apresenta o Criador. E faz isso com uma linguagem poética, teológica, precisa e poderosa. Ele nos convida a levantar os olhos para os céus, não para nos perdermos nele, mas para encontrarmos o Deus que governa tudo e que, ao mesmo tempo, se importa conosco.
O profeta Isaías muito antes dos telescópios, das sondas e das câmeras espaciais. Aliás, ele não precisou de uma foto da sonda para afirmar o que os céus já lhe revelara: “Eis que as nações são como um pingo que cai de um balde… Ele se assenta sobre a redondeza da terra…” (Isaías 40.15,22). Você tem noção da grandeza do Deus que criou tudo isso? Se você conseguir enxergar essa grandeza, não apenas nos céus, mas também na Palavra, a sua vida nunca mais será a mesma.
É por isso que hoje, quero te mostrar que a percepção da grandeza de Deus tem poder para renovar a sua vida. Veja com os olhos da fé quem é o Deus que te chama pelo nome e te sustenta com a Sua mão fiel. O texto bíblico que temos diante de nós revela a grandeza do Deus da Bíblia. Veja comigo algumas marcas da grandeza de Deus:
1) A grandeza de Deus é revelada no tamanho da criação diante Dele. V.12 – “Quem na concha de sua mão mediu as águas e tomou a medida dos céus a palmos? Quem recolheu na terça parte de um efa o pó da terra e pesou os montes em romana e os outeiros em balança de precisão?”.
2) A grandeza de Deus é revelada na sua onisciência. Vs 13,14 – “Quem guiou o Espírito do Senhor? Ou, como seu conselheiro, o ensinou? Com quem tomou ele conselho, para que lhe desse compreensão? Quem o instruiu na vereda do juízo, e lhe ensinou sabedoria, e lhe mostrou o caminho de entendimento?”.
3) A grandeza de Deus é revelada na sua singularidade. V.18 – “Com quem comparareis a Deus? Ou que coisa semelhante confrontareis com ele?”.
Que coisa poderíamos confrontar com Deus que lhe fosse igual ou superior?
3.1) As nações não podem ser, porque estas não são nada contra Ele. Vs 15-17 – “Eis que as nações são consideradas por ele como um pingo que cai de um balde e como um grão de pó na balança; as ilhas são como pó fino que se levanta. Nem todo o Líbano basta para queimar, nem os seus animais, para um holocausto. Todas as nações são perante ele como coisa que não é nada; ele as considera menos do que nada, como um vácuo”.
3.2) Os ídolos não podem ser, porque estes não são nada diante Dele. Vs 19-22 – “O artífice funde a imagem, e o ourives a cobre de ouro e cadeias de prata forja para ela. O sacerdote idólatra escolhe madeira que não se corrompe e busca um artífice perito para assentar uma imagem esculpida que não oscile.
Acaso, não sabeis? Porventura, não ouvis? Não vos tem sido anunciado desde o princípio? Ou não atentastes para os fundamentos da terra? Ele é o que está assentado sobre a redondeza da terra…”
O texto bíblico é irônico, porque os ídolos têm que ser bem feito para não oscilar e cair, mas a terra que Deus criou está sobre firme fundamento. A imagem tem que ser assentada com cuidado sobre uma mesa ou altar; MAS, o nosso Deus se assenta sobre a redondeza da terra.
3.3) As autoridades entre os homens não podem ser, porque estes não são nada diante Dele. Vs 22-24 – “Ele é o que está assentado sobre a redondeza da terra, cujos moradores são como gafanhotos; é ele quem estende os céus como cortina e os desenrola como tenda para neles habitar; é ele quem reduz a nada os príncipes e torna em nulidade os juízes da terra. Mal foram plantados e semeados, mal se arraigou na terra o seu tronco, já se secam, quando um sopro passa por eles, e uma tempestade os leva como palha”.
4) A grandeza de Deus é revelada no seu caráter Santo. V.25 – “A quem, pois, me comparareis para que eu lhe seja igual? — diz o Santo”.
5) A grandeza de Deus é revelada na sua onipotência. V.26 – “Levantai ao alto os olhos e vede. Quem criou estas coisas? Aquele que faz sair o seu exército de estrelas, todas bem-contadas, as quais ele chama pelo nome; por ser ele grande em força e forte em poder, nem uma só vem a faltar”.
TRANSIÇÃO
Você observou o quão importante é conhecer a grandeza de Deus? É por causa disso, que o foco da nossa vida deve ser o conhecimento de Deus como bem disse o profeta Oséias: “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor…” – Oséias 6:3. Precisamos conhecer o Deus da Bíblia, porque “…o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e ativo” – Daniel 11:32.
QUAIS DEVEM SER AS IMPLICAÇÕES DE CONHECER A GRANDEZA DE DEUS EM NOSSA VIDA?
1. Tire dos seus lábios as declarações absurdas. V.27 – “Por que, pois, dizes, ó Jacó, e falas, ó Israel: O meu caminho está encoberto ao Senhor, e o meu direito passa despercebido ao meu Deus?”. Deus não é indiferente e nem negligente ao que acontece com você.
2. Tire da sua cabeça um interesse absurdo. V.28 – “Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento”.
Ninguém consegue esquadrinhar o entendimento de Deus. Não tente saber e compreender de Deus mais do que Ele revelou nas Escrituras sagradas. Romanos 11:33-36 – “Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído? Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!”.
Não queira entender Deus para confiar Nele. Isso é impossível. Confie em Deus e a sua cabeça ficará em ordem. A “cabeça” de Deus não cabe dentro da sua cabeça, mas a sua cabeça com todas as suas complexidades é compreendida por Deus.
3. Tire da sua vida o cansaço absurdo. Vs 29-31 – “Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam”. O cansaço absurdo sai com a confiança na renovação do Senhor
CONCLUSÃO
CONCLUINDO: Pare de olhar para o tamanho dos seus problemas e comece a olhar para o tamanho do seu Deus. Você está cansado, eu sei. Está tentando entender o que não faz sentido, lutando com forças que parecem faltar? Mas ouça bem: o Deus que sustenta os céus com as mãos é o mesmo que vai renovar o seu fôlego hoje.

Você não está só. O mesmo Deus que governa as estrelas conhece os detalhes da sua dor. Ele não se cansa. Ele não falha. Ele não se atrasa. Ele não esqueceu de você. Não tente compreender Deus para confiar n’Ele, simplesmente confie, e a paz virá. A “cabeça” de Deus não cabe dentro da sua, mas a sua mente cansada cabe perfeitamente nas mãos dEle.
E se ainda houver dúvida da grandeza de Deus, lembre-se da sonda Voyager 1, que foi conhecer o nosso sistema solar e ainda assim não saiu da palma da mão dEle. O universo é imenso, mas o Criador é infinitamente maior.
James Irwin, astronauta da Apollo 15, disse algo que ecoa em Isaías 40: “É mais importante caminhar com Deus na Terra do que caminhar na Lua”. Então, caminhe com Ele. Porque quem tem um Deus tão grande como o seu… não pode continuar vivendo uma vida tão pequena. Levante os olhos. Deixe o desânimo sair. Espere no Senhor. Você vai subir como águia. Vai correr sem se cansar. Vai caminhar sem desfalecer.
Soli Deo Gloria
Welton Cardozo