Atos 16.16-18  –   A JOVEM POSSESSA

          Esse texto nos mostra uma jovem possessa, mas graças a Deus o final desta história teve final feliz, porque Jesus entrou na vida desta jovem.

O QUE ESSA MULHER MAIS NECESSITAVA NA SUA VIDA?

– RESPOSTA: LIBERTAÇÃO, LIBERTAÇÃO E MAIS NADA! POR QUE LIBERTAÇÃO?

Porque ela era hospedeira de demônios. Essa jovem possessa era tão íntima dos demônios que recebia revelações dos mesmos. E, ela se tornou famosa pelas adivinhações que fazia.

QUESTÃO: A adivinhação tem a ver com o passado e o presente, mas não sobre o futuro (Embora pela sua expressão facial e pela conjuntura social o diabo saiba de muitas coisas, que possivelmente vão acontecer, mas até ele especula sobre o futuro). Os demônios sabem sobre o passado e o presente, e, podem revelar coisas aos seus escravos espirituais. Não se admire disso.

O QUE ESSA “JOVEM ADIVINHA” MAIS PRECISAVA, ERA LIBERTAÇÃO. MAS, É PRECISO TOMAR CUIDADO, PORQUE NÃO É QUALQUER COISA QUE ATESTA A LIBERTAÇÃO DE UMA PESSOA.

No caso desta jovem o ditado: “As aparências enganam” – era verdadeiro. Aliás, cuidado com as pessoas: “As aparências enganam”. Por exemplo: há muitas pessoas disfarçadas de irmãos dentro da Igreja, mas são inimigos da Cruz de Cristo.

          Uma pessoa, sem discernimento, ao olhar para uma jovem como essa gritando, atrás de Paulo e Silas: “Estes homens são servos do Deus Altíssimo e vos anunciam o caminho da salvação” – Logo diria: “Que jovem espiritual! Olha só que lindo, ela segue os homens de Deus. Ela é muito dedicada a obra de Deus, em vez de estar em casa vendo séries da Netflix está na rua, anunciando para ao povo a chegada da salvação”.

          Mas, quando você lê a vida desta jovem possessa com um pouco mais de atenção, logo percebe a ação de Satanás na sua existência. Logo percebe que era o demônio que falava na sua boca.

OBSERVE ENTÃO O QUE NÃO É UM ATESTADO INEQUÍVOCO DE LIBERTAÇÃO?

1) CONTATO ESPIRITUAL. V.17 – “Seguindo a Paulo e a nós…”. Essa jovem estava seguindo nos passos dos homens de Deus, de algum modo, estava tendo um contato, mas isso não era sinal de libertação.

Não basta você seguir os homens de Deus é preciso libertação. “As aparências enganam”. O lobo se disfarça de ovelha.

ILUSTRAÇÃO: Tinha uma mulher que gostava de me ouvir pregar, eu a visitava, de vez em quando vinha aos cultos, mas ela era amarrada aos demônios, e, tinha elos com o espiritismo. Mas, poucos sabiam que ela estava afundada no espiritismo. Quem a visse próximo de mim diria, essa é uma serva de Deus, mas não era! Não basta você seguir os homens de Deus é preciso libertação.

OBSERVE ENTÃO O QUE NÃO É UM ATESTADO INEQUÍVOCO DE LIBERTAÇÃO?

2) DIVULGAÇÃO ESPIRITUAL. V.17 – “…clamava dizendo: Estes homens são servos do Deus Altíssimo e vos anunciam o caminho da salvação”. Essa jovem clamava, gritava, esbravejava atrás de Paulo e Silas, fazendo o anúncio da chegada dos homens de Deus e do propósito da salvação. A boca desta mulher estava cheia de confissão verdadeira salvação, mas o coração cheio da possessão demoníaca.

Não basta você fazer um marketing da fé é preciso libertação. “As aparências enganam”. O lobo se disfarça de ovelha. Tem gente que faz marketing espiritual, compartilha eventos de cultos nas suas redes sociais, mas estão perdidos. Tem gente que faz no corpo a TATUAGEM de João 3.16, mas vive no pecado. Tem gente que abre a casa para receber a igreja e até convida amigos, mas está possesso pelos demônios. Tem gente que anda com camisas com dizeres bíblicos, mas são endemoninhados.

ILUSTRAÇÃO: Eu Conheço um homem espírita, que fala bem da igreja que sou pastor, que chega a dizer que se um dia se tornar evangélico virá para a nossa igreja. Mas, ele segue perdido. Pois, não basta você fazer um marketing da fé é preciso libertação.

OBSERVE ENTÃO O QUE NÃO É UM ATESTADO INEQUÍVOCO DE LIBERTAÇÃO?

3) RECONHECIMENTO DA VERDADE. V.17 – “…clamava dizendo: Estes homens são servos do Deus Altíssimo e vos anunciam o caminho da salvação”. Essa jovem adivinha reconheceu a verdade do que Paulo e Silas pregava, mas ainda continuava possessa. Saber a verdade, não lhe tira, necessariamente, do erro. Tem gente que sabe o que é certo, mas vive fazendo o errado.

Não basta você reconhecer a verdade da salvação é preciso libertação. Tem gente que conhece intelectualmente o evangelho, mas está perdido. Tem gente que conhece a doutrina evangélica, mas está possessa de espíritos malignos. Tem gente que é teologicamente ortodoxo, mas é um filho do Diabo.

“As aparências enganam”. O lobo se disfarça de ovelha. O perdido se disfarça de salvo. O possesso se encapuza de liberto, e, muitos mundanos se passam por crentes.

Têm inúmeras pessoas que vão aos cultos evangélicos e reconhecem a verdade do que é pregado, mas ao final dizem: “eu ainda não consigo viver isso. Seguirei no meu caminho”. Não basta reconhecer a verdade da salvação é preciso libertação.

TRANSIÇÃO

          O que eu proponho a você através do Evangelho de Jesus é muito mais do que um 1) CONTATO ESPIRITUAL. 2) DIVULGAÇÃO ESPIRITUAL ou só 3) RECONHECER A VERDADE.

          O CHAMADO DO EVANGELHO DE JESUS PARA VOCÊ É LIBERTAÇÃO! Libertação dos demônios, libertação do pecado, libertação do inferno, libertação da religião fria, libertação dos medos, libertação das culpas, libertação de um passado assombrador, libertação de uma vida alto destrutiva, libertação dos relacionamentos tóxicos que só querem explorar você, libertação dos vícios que aprisionam o seu corpo a doses cada vez mais pesadas da ilusão, libertação dos ídolos…

          EU QUERO USAR A PARTE FINAL DA HISTÓRIA DESTA MOÇA PARA LHE PROPOR UMA VIDA NOVA. POR FAVOR, ESCUTE EM NOME DE JESUS!

1) É TEMPO DE QUEBRAR O CICLO REPETITIVO DA SUA VIDA. V.18 – “Isto se repetia por muitos dias…”. O que se repetia muitos dias? Ela andando endemoninhada atrás de Paulo e Silas, dizendo que eles eram homens de Deus. Mas, não só isso, a vida dela estava presa dentro de uma roda repetitiva das ações demoníacas. O diabo é repetitivo.

          A sua vida sem Jesus é um filme repetitivo! Sem Jesus você está dentro de ”Um show de Truman”. Sem Jesus você recebe os comandos repetitivos dos demônios. Por isso, sem Jesus as pessoas estão presas nos seus vícios, são escravas dos seus hábitos, estão encarceradas na sua cultura pecaminosa.

Só há um caminho de libertação: “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” – João 8.36

2) É TEMPO DE OUVIR QUEM VOCÊ RIDÍCULARIZOU. V.18 – “Então, Paulo, já indignado, voltando-se disse ao espírito…”. Por que Paulo ficou indignado? Não seria melhor ele aceitar a divulgação grátis que a endemoninhada fazia? Não! Porque essa moça falava o certo sobre eles, mas no espírito da zombaria, da ridicularização, do deboche.

A motivação da “moça adivinha” era brincar com a cara de Paulo e Silas, e, envergonhá-los para impedir a obra de Deus. Os demônios queriam que as pessoas da cidade pensassem que Paulo e Silas eram adivinhos como ela. Ou seja, ela queria atrapalhar a verdade de chegar aos corações.

Os demônios até podem falar a verdade. Sabia disso? Só que a verdade na boca dos demônios será sempre com uma motivação de escárnio dos homens de Deus e com a motivação de atrapalhar a obra de Deus.

Acho impressionante a expressão no texto “VOLTANDO-SE”. Essa expressão revela que Paulo se importou com o estado espiritual da moça, e, portanto, olhou para trás, voltou-se para ela, se compadeceu do sofrimento dela, parou a sua agenda para atender ao sofrimento daquela moça…

Paulo se indignou, não com a jovem possessa, mas com o espírito que estava na moça. Paulo ordenou ao espírito que se retirasse, não a moça. Aleluia!

PRESTE ATENÇÃO!

Pode ser que você ridicularize a minha fé, mas saiba que eu recebi de Deus o caminho da libertação, vitória e bênção para sua vida. Eu posso conduzi-lo até as fontes de águas vivas que me foi dada por Jesus. A Igreja é esse instrumento de Deus para levar os homens de volta a Jesus. Não ignore a Igreja não pense que a Igreja é qualquer coisa, porque não é. Só a Igreja pode administrar os sacramentos Ceia e Batismo. Só a Igreja pode pregar o evangelho da salvação. Só a Igreja de Jesus será salva na segunda vinda de Cristo.

Até quando você vai ignorar os instrumentos de Deus que se levantam para pregar a palavra de Deus a você?

3) É TEMPO DE VOCÊ PROVAR DO ÚNICO VERDADEIRAMENTE LIBERTADOR. V.18 – “Em nome de Jesus Cristo, eu te mando: retira-te dela. E ele na mesma hora, saiu”. Essa jovem adivinha provava de um poder espiritual. Só que o poder que a possuía era mal, enganador, maligno, infernal… Esse poder demoníaco levava essa jovem a viver aprisionada, amarrada, entesourada…

Você pode viver tomado por um poder, mas talvez é só um poder religioso, familiar, profissional, ou pior, um poder maligno.

          Todavia, não importa o seu estado atual, não importa quem você seja, sem Jesus você está preso a um poder encarcerador.

Até quando você adiará não provar do único verdadeiramente libertador? Só Jesus pode libertá-lo dos poderes das trevas. Só Jesus pode libertá-lo do poder dos seus pecados. Só Jesus pode libertá-lo da condenação do inferno. Receba agora no seu coração essa palavra libertadora: “Em nome de Jesus Cristo, eu te mando: retira-te dela. E ele na mesma hora, saiu”.

CONCLUSÃO

          Nesta parte final da mensagem chamo a sua atenção para os principais tipos de relacionamentos, mostrados no texto, desenvolvidos por essa mulher ao longo da sua vida:

– Com os demônios: POSSESSÃO

– Com os homens: MANIPULAÇÃO – (Ela era Fonte de Lucro para os homens)

– Com Jesus Cristo: LIBERTAÇÃO

          Os homens não ficaram nem um pouco feliz com a libertação desta jovem (V.19). Mas, esta jovem ficou não só feliz como liberta para uma vida nova, limpa, alegre, cheia de paz…

          Querido(a), você pode provar desta libertação, se você se abrir ao nome poderoso de Jesus. O mesmo nome que mudou a vida desta jovem é o Nome que pode mudar a sua vida.

V.18 – “Em nome de Jesus Cristo, eu te mando: retira-te dela. E ele na mesma hora, saiu”.

Soli Deo Gloria

Welton Cardozo

Deixe um comentário