Você já observou como a instabilidade emocional afeta negativamente o casamento e a família? Repare alguns sintomas de instabilidade emocional: mudanças repentinas de humor, reações desproporcionais, impulsividade e dificuldades em lidar com frustrações. Esses sentimentos trazem desequilíbrio nas relações familiares, esfriam o casamento e afetam o relacionamento com os filhos.
Devemos cuidar das nossas emoções. Provérbios 4.23 diz: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”. A instabilidade emocional pode ter raízes profundas, como traumas não tratados, falta de perdão, situações estressantes no trabalho ou em casa. A falta de controle emocional se reflete em gritos, discussões e desentendimentos. Busque cura para você e os membros da família. Isso é essencial para uma vida harmoniosa com a família.
Em alguns casos, é fundamental buscar apoio psicológico, especialmente quando a instabilidade emocional persiste. Trabalhar o autoconhecimento, praticar algumas técnicas terapêuticas e aprender a lidar com as emoções são passos essenciais para a cura emocional. Buscar ajuda terapêutica não diminui a nossa fé, mas reflete zelo em cuidar de nós mesmos e de nossa família.
Por fim e o mais importante, é buscar Jesus como a maior de todas as soluções. Ele nos chama a entregar nossos fardos a Ele. Em Mateus 11.28-30, Ele diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”. Jesus, com Seu amor e poder transformador, restaura o equilíbrio emocional e traz serenidade para nossos relacionamentos. Ao buscar a paz em Cristo e tratamentos adequados, vamos encontrar cura para nossas feridas internas e renovo para nossa vida familiar.
Soli Deo Gloria
Welton Cardozo