
O tema central desta história e da parábola nela contida é a graça de Jesus que perdoa aqueles que não tem como pagar a sua dívida com Deus. Todo ser humano tem uma dívida com Deus, por causa dos seus pecados e não tem como pagar, é como está na parábola…
“Certo credor tinha dois devedores: um lhe devia quinhentos denários, e o outro, cinquenta. Não tendo nenhum dos dois com que pagar, perdoou-lhes a ambos…”. Vs 41,42. Uma vez que os dois devedores não tinham como pagar, eles ficaram totalmente vulneráveis nas mãos do credor. O credor podia mandar prendê-los, podia tomá-los como escravos ou o credor podia fazer alguma coisa pior.
Mas, o credor misericordioso resolveu perdoar a ambos. Daí surge uma pergunta: “qual dos dois devedores o amará mais, quem devia quinhentos ou quem devia cinquenta denários?”. O fariseu respondeu à pergunta com acerto: aquele que foi perdoado da dívida maior de quinhentos denários.
O amor é proporcional a consciência do tamanho da dívida. Se você percebe o volume dos seus pecados e a sua condenação ao inferno; e, entende que pela graça de Deus você recebeu perdão em Cristo Jesus é natural que o seu coração se encha de amor por Jesus. O contrário também é verdadeiro, se você não se acha pecador, se a sua religião de boas obras é suficiente, se você se acha justo e bom diante de Deus você não o amará. O fariseu desta história demonstra como vive quem não se acha endividado com Deus.
Quem não se acha pecador e dependente da graça de Deus tem…
1) UMA VISÃO DISTORCIDA DE QUEM É JESUS CRISTO. V.39 – “Ao ver isto, o fariseu que o convidara disse consigo mesmo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou…”
Quem não se acha pecador e dependente da graça de Deus se torna…
2) UM JUÍZ IMPLACÁVEL DOS OUTROS. V.39 – “Ao ver isto, o fariseu que o convidara disse consigo mesmo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, porque é pecadora”.
Quem não se acha pecador e dependente da graça de Deus…
3) NÃO TRATA JESUS COM A DEVIDA HONRA. Vs. 44-46 – “E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; esta, porém, regou os meus pés com lágrimas e os enxugou com os seus cabelos. Não me deste ósculo; ela, entretanto, desde que entrei não cessa de me beijar os pés. Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta, com bálsamo, ungiu os meus pés”.
TRANSIÇÃO
Agora veja, o outro lado, pois quem sabe que é pecador, percebe o tamanho da sua dívida com Deus, e, ao ser alcançado pela graça perdoadora expressa fortemente o seu amor para com Jesus. Aquele a quem muito se perdoa, muito ama. Na mulher pecadora, desta história, temos uma amostra viva de como vive quem tem consciência da sua dívida para com Deus.
Quem tem consciência da sua dívida e do gratuito perdão de Cristo vive…
1) HUMILDEMENTE AOS PÉS DE JESUS. Vs 37,38 – “E eis que uma mulher da cidade, pecadora, sabendo que ele estava à mesa na casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com unguento; e, estando por detrás, aos seus pés…”. Quem foi tocado pelo perdão de Jesus quer estar onde Ele está. Quando a pecadora soube onde ele estava, se convidou para estar com Ele. Neste jantar, ela não buscou um lugar de honra, ela só queria a honra de estar aos pés de Jesus.
O lugar mais alto para estarmos será sempre aos pés de Jesus. A pecadora não se sentiu rebaixada no jantar, mas sentiu que diante de Jesus só cabia a humildade de se assentar aos seus pés.
A humildade é prova evidente de que fomos transformados por dentro e de que somos cidadãos de uma outra Pátria. Jesus disse: “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus” (Mateus 5:3). Essa mulher se colocou aos pés de Jesus, porque a humildade havia tomado o seu espírito. Quando você se compara com Jesus você chega rápido a conclusão de que o seu devido lugar, é aos seus pés. Não se compare com os outros, se compare com Jesus.
Quem tem consciência da sua dívida e do gratuito perdão de Cristo vive o…
2) VERDADEIRO ARREPENDIMENTO. V. 38 – “e, estando por detrás, aos seus pés, chorando, regava-os com suas lágrimas e os enxugava com os próprios cabelos; e beijava-lhe os pés e os ungia com o unguento”. A pecadora transbordou em lágrimas de arrependimento. As lágrimas era um sinal de que ela se arrependera da vida que vivera até ali. As lágrimas do arrependimento levaram a sujeira moral dos seus pecados para o ralo. As lágrimas eram um sinal evidente de uma nova vida em operação dentro dela.
As lágrimas do arrependimento antecedem o fluir do consolo de Deus nas nossas vidas. “Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte” – 2 Coríntios 7:10. Jesus disse: “Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados” – Mateus 5:4. Antes de raiar a manhã de alegria, vem a noite do choro de arrependimento pelos pecados.
Quem tem consciência da sua dívida e do gratuito perdão de Cristo vive em…
3) GRATIDÃO. Vs.37,38 – “E eis que uma mulher da cidade, pecadora, sabendo que ele estava à mesa na casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com unguento; e, estando por detrás, aos seus pés, chorando, regava-os com suas lágrimas e os enxugava com os próprios cabelos; e beijava-lhe os pés e os ungia com o unguento”. Um vaso de alabastro com unguento custava em média 300 denários. O salário de quase um ano de um trabalhador braçal. Diante do perdão que recebera ofereceu um sacrifício de ação de graças e agradeceu a Jesus, ungindo os seus pés com o que ela tinha de melhor.
O ato de beijar os pés de Jesus significava honrá-lo acima de todos os outros, naquele jantar. E, o perfume derramado era a sua gratidão demonstrada em ato concreto. O que você faz para Jesus que expressa sua gratidão? Aliás, você é grato a Jesus pelo escrito de dívidas que ele rasgou na cruz do calvário?
Como é bom ver um novo convertido que transborda em gratidão. Feio é o cristão de longa data que esquece da sua dívida para com Deus.
TRANSIÇÃO
Quem você é diante de Jesus: você é o reflexo atual do fariseu ou da pecadora?
O fariseu para te recordar não se acha pecador e dependente da graça de Deus, por isso tinha…
1) UMA VISÃO DISTORCIDA DE QUEM É JESUS CRISTO
2) UM JUÍZ IMPLACÁVEL DOS OUTROS
3) NÃO TRATA JESUS COM A DEVIDA HONRA
A pecadora, por sua vez, tinha consciência da sua dívida e do gratuito perdão de Cristo, por isso vivia…
1) HUMILDEMENTE AOS PÉS DE JESUS
2) VERDADEIRO ARREPENDIMENTO
3) GRATIDÃO
Você é quem: Fariseu ou Pecadora? Os dois são pecadores: só que o Fariseu acha que só deve 50 denários, por isso é fraco no seu relacionamento com Jesus (Na verdade, ele deve e não tem como pagar, mas não se percebe como devedor). A mulher Pecadora, por sua vez, deve 500 denários. Ela sabe que não tem condições de pagar e se percebe endividada; e, ao receber o perdão de pecados se entrega totalmente a Jesus.
CONCLUSÃO
Não seja como o fariseu religioso, endurecido, que se achava bom diante de Deus, MAS seja como a mulher pecadora que reconheceu a sua dívida diante de Deus e a sua impossibilidade de quitá-la. Ela reconheceu os seus pecados e diante de Cristo encontrou o seu perdão, e o seu perdão implicou num grande amor.
Eu quero concluir dizendo a você três coisas que Jesus fez por essa mulher e que Ele quer fazer por você:
1) JESUS RESTAURA A NOSSA HISTÓRIA PUBLICAMENTE. V.48 – “Então, disse à mulher: Perdoados são os teus pecados”. Por que Jesus disse a essa mulher, naquele jantar: Perdoados são os teus pecados? Se tudo o que ela fizera por Jesus é porque ela já tinha sido perdoada. Essa mulher só se prostrou aos pés de Jesus, só chorou copiosamente, só enxugou com os cabelos, beijou os pés e os ungiu com o unguento – porque ela fora perdoada no seu coração, no seu íntimo, na sua alma.
Nós NÃO amamos Jesus para sermos perdoados, nós amamos Jesus porque fomos perdoados. Jesus disse audivelmente para todos ouvirem, naquele jantar, “Perdoados são os teus pecados”, para que ninguém mais a visse como uma pecadora. Mas como uma redimida pela graça de Deus.
Jesus queria que a vida pública daquela mulher fosse respeitada dali por diante.
QUERIDO(A), não importa como você tem vivido até aqui, Jesus pode perdoar os seus pecados e restaurar a sua reputação, a sua história pública, o modo como as pessoas vão te ver daqui por diante. Jesus devolve a dignidade do ser humano perdida no pecado. Aleluia!
A segunda coisa que Jesus fez por essa mulher e quer fazer por você:
2) A SALVAÇÃO ETERNA. V.50 – “Mas Jesus disse à mulher: A tua fé te salvou…”. O perdão que Jesus concedeu a mulher visava a sua reconciliação com Deus, ou seja, a sua salvação eterna. Não era um perdão temporário, mas eterno. Essa salvação eterna não recai sobre todos os seres humanos automaticamente, inconscientemente, involuntariamente. Essa salvação só é possível mediante a fé. A fé é o instrumento que nos leva a nos apropriar da salvação.
Você já depositou a sua fé em Jesus? Você crê em Jesus de todo o seu coração?
A terceira coisa que Jesus fez por essa mulher e quer fazer por você:
3) RECOMEÇO DE VIDA PLENO DE PAZ. V.50 – “Mas Jesus disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz”. O efeito direto da justificação pela fé é a paz. “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” – Romanos 5:1.
Observe um detalhe importante: Jesus disse: “…vai-te em paz”. Jesus ofereceu à mulher um recomeço de vida com o imperativo “VAI”. Jesus abriu um caminho para ela andar, por isso disse “VAI”. O caminho que o pecado havia fechado, o caminho que tinha ficado escuro, a caminhada que tinha sido bloqueada pelo diabo, a passagem que havia sido fechada pela escravidão em que vivia. JESUS AGORA abriu dizendo “VAI”.
QUERIDO(A), você sente que a sua vida está bloqueada, caminhos fechados, pés atolados na lama??? EM JESUS você receberá um delicioso “VAI” e você não vai de qualquer forma, de qualquer jeito. VOCÊ VAI pleno de paz, de alegria e satisfação interior.
Como podemos ter certeza de que aquela mulher pecadora andaria em vitória?
– Porque ela andaria não mais firmada nas suas palavras, mas na palavra de Jesus. Quem disse para ela “ir em paz” é suficiente para sustentá-la durante todo o caminho.
Sabe por que as coisas não dão certo na sua vida?
– É porque você anda firmado em si mesmo; e, você é liquido, fluído, massa de modelar e se afunda em si mesmo. Ande firmado na palavra de Jesus que diz: “Vai-te em paz”. E Ele te sustentará durante toda a sua vida. Andar firmado na Palavra de Jesus é viver vida nova, do jeito Dele, sem os pecados de outrora.
Que Deus nos abençoe, amém!!!
Soli Deo Gloria
Welton Cardozo